Fundação ABC pode assumir cirurgias de catarata
- SBC EM FOCO
- 27 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

Após as falhas no serviço do Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista, cujo contrato foi suspenso após o mutirão da catarata em 30 de janeiro que deixou 18 cegos e um morto, a prefeitura de São Bernardo negocia com a FUABC (Fundação ABC ) para assumir o serviço de oftalmologia do munícipio.
CONVÊNIO Desde a sexta-feira, São Bernardo e a FUABC retomaram convênio para serviços de urgência e emergência oftalmológico no PS (Pronto-Socorro) Central da cidade durante 24 horas. A expectativa é de que sejam realizados até 150 atendimentos diários. Para tanto, serão disponibilizados dois profissionais no período diurno e um no noturno.
“Acredito que seja uma parceria onde todos ganham. Os alunos têm oportunidade de atuar e a Prefeitura garante serviço de qualidade para a população”, observa Lima. Conforme o especialista, o serviço foi criado em 1995 pela disciplina de Oftalmologia da FMABC, sendo mantido até meados de 2010 pela faculdade. Nos praticamente seis últimos anos, o serviço foi coordenado por duas outras instituições.
“É a porta de entrada do serviço oftalmológico na cidade. A proposta é atender, principalmente, casos de traumas e acidentes ou inflamações. Não é indicado para consultas para receitas de óculos”, destaca o chefe da Oftalmologia da FMABC. O hospital fica na Rua Secondo Modolin, 449, no Centro.
Comments