top of page

Descarte incorreto de lixo pode causar acidentes aos coletores

  • SBC EM FOCO
  • 17 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Com o dia atarefado , a separação do lixo fica cada vez mais escassa e esquecida, o descarte incorreto do lixo além de causar efeitos negativos no meio ambiente,também pode gerar inúmeros acidentes aos coletores, que manuseiam este material diariamente.

A empresa SBC Valorização responsável por todo recolhimento do lixo em São Bernardo,destaca a importância da coleta seletiva para evitar acidentes e ajudar na preservação ambiental.A companhia já registrou este ano, 27 coletores feridos,14 por perfurações e 13 por objetos cortantes.Os 1.000 coletores recolhem diariamente cerca de 680 toneladas de lixo e 41,65 toneladas de recicláveis.

Os acidentes podem trazer infecções aos coletores.“Esses acidentes expõem os trabalhadores ao risco de doenças como o tétano, além das transmitidas por sangue, como hepatite e Aids”, ressalta o infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein Luis Fernando Aranha Camargo.

O coletor de São Bernardo Leonardo Fernandes de Sousa, 21 anos, viu uma agulha entrar em sua mão esquerda ao recolher um saco de lixo no dia 25. Agora, precisa tomar, por 28 dias, coquetel de remédios. “A médica disse que terei alguns efeitos colaterais, como náusea e tontura”, comenta.

O colega Thiago Cristiano Souza dos Reis, 27, já sofreu três acidentes com agulha, o último dois meses atrás. “Os coquetéis deram reações como diarreia e os olhos ficaram amarelados. Ainda faço acompanhamento médico. Infelizmente, é normal acontecerem esses casos”, lamenta.

O engenheiro de segurança do trabalho da SBC Valorização de Resíduos, Fabio Assunção Hipólito, disse em entrevista para o Diário do Grande ABC que a empresa gasta, mensalmente, R$ 40 mil em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mas nem sempre é possível proteger 100%. “É impossível prever o que tem dentro do saco de lixo.”

Para realizar o descarte correto do lixo é preciso separar os objetos cortantes, perfurantes,cobri-los com jornal e descarta-los separados do lixo orgânico.O recomendável é levar estes materiais ao ecoponto mais próximo da sua residência.Fazendo a coleta seletiva você previne acidentes e ajuda o meio ambiente.

Ecopontos de São Bernardo:

Rua: Guilherme de Almeida, 86, Vila Vivaldi – Rudge Ramos

Rua dos Tangarás, 867 - Parque dos Pássaros

Avenida Capitão Casa, 687 - Bairro dos Casa

Estrada Eiji Kikutti, 1892 - Jd. Três Marias

Estrada do Montanhão, 152 - Montanhão

Rua das Flores, 398 - Batistini

Rua João de Barro, altura do número 207 - Jardim Regina

Rua Mathilde Ferrari Marçon, altura do número 272 - Divinéia]

Rua Pedro Ivo, 110 – Taboão

Mais endereços em : http://www.sbcvr.com.br/cidadao-localizacao-dos-ecopontos

Da redação.

Opmerkingen


MAIS NOTÍCIAS

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

©  2016. Todos os direitos reservados.

bottom of page