Mercedes suspende contrato de mais 500 operários em São Bernardo, após fechar 1,4 mil vagas.
- SBC EM FOCO
- 16 de set. de 2016
- 1 min de leitura
A montadora alemã vai deixar de lay-off 500 funcionários até fevereiro de 2017.

Depois de rescindir 1,4 mil contratados na planta de São Bernardo,na semana passada, reduzindo o quadro de pessoal em 15%, a Mercedes-Benz vai suspender os contratos de mais 500 trabalhadores. O novo lay-off vai começar em outubro e vai até fevereiro de 2017.
De acordo com a montadora, a medida é indispensável, apesar das dispensas, a fábrica continua com excedente de pessoal, pois esta aoperando com 50% da sua capacidade. O projeto é gerir a ociosidade até o mercado voltar a crescer, o que é esperado pelo presidente da Mercedes no Brasil, Philipp Schiemer, para o começo de 2017.
“Achamos que o mercado pode crescer 10% a 20% no próximo ano, embora em cima de uma base muito pequena”, afirma Schiemer ao jornal O Estado de S. Paulo. A previsão para as vendas totais neste ano é de cerca de 53 mil caminhões, retrocedendo a volumes da década de 90. A Mercedes detém 28% desse mercado.
Dos funcionários que deixaram a unidade, 1.047 saíram por meio de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), que pagou R$ 100 mil extra a cada um deles, além das indenizações normais. Os 370 foram demitidos, pois a meta da empresa era de 1,4 mil adesões.
“Vamos lutar para que os cortes sejam revertidos”, diz o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva. Schiemer, contudo, diz que não há como recuar.
Comments