Morando (PSDB) é eleito, e diz que 1ª medida em São Bernardo será corte de gastos
- SBC EM FOCO
- 31 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Prefeito eleito com 213.661 mil votos,o tucano estima cortar despesas em R$ 80 milhões no primeiro ano.

O prefeito eleito de São Bernardo do Campo neste dominfo (30/10), Orlando Morando (PSDB), afirmou que a primeira medida de sua gestão, a partir de janeiro de 2017, será cortar cerca de R$ 80 milhões em gastos no primeiro ano. " Vamos cortar gastos desnecessários. Essa é a primeira medida, começando pela frota de carros oficiais. Nosso governo não tem carros oficiais. Vamos diminuir cargos comissionados e na sequência disso poder baixar impostos, redução da carga tributária com a finalidade de atrair emprenedimentos para a cidade, investimentos."
O município tem 822.242 habitantes e 611.777 eleitores. Morando disse em entrevista à GloboNews que o resultado em São Bernardo fortelece o governador Alckmin e representa forte abalo ao PT. "Acredito que, primeiro de tudo, os prefeitos do PSDB que estão ganhando a eleição precisam provar sua capacidade e é natural que tendo gestões municipais com êxito, isso acarreta um fortalecimento do partido. Não nego que o Geraldo Alckmin sai fortalecido por conta da conjuntura interna do partido", afirmou.
Morando disse entender que o fato de o ex-presidente Lula, morador da cidade, não ter ido votar, é "natural".
"Ele tem o direito de não votar. Ele passou dos 70 anos. Não acho que é um bom exemplo. Uma coisa, eu tenho certeza: se ele viesse votar, não votaria em mim porque nunca tive o voto dele e também não quero, porque ele é um mau exemplo da política brasileira. Ele não vir votar é uma questão pessoal. É natural que o PT sofreu um abalo no Brasil e no Grande ABC, que foi o berço dele, muito forte."
Morando atribuiu sua vitória ao fato de encarnar desde sempre oposição ao PT, que sofre desgaste por múltiplos fatores.
"O PT que sempre teve a bandeira do Partido dos Trabalhadores foi o partido que mais desempregados gerou na história do Brasil e a nossa cidade sentiu ainda mais isso. Enquanto no Brasil nós temos 12% da população desempregada, em São Bernardo é 18%. Empresas deixam a nossa cidade. Além da crise econômica, nós tivemos uma fuga desenfreada de empresas que deixaram nosso município, por uma política local equivocada da atual administração. Somado isso, os problemas recorrentes que o PT levou o Brasil : crise econômica, escândalos, desrepeito como cidadão. Sempre fui oposição ao PT, o único que de verdade foi oposição", afirmou.
Morando atribui os resultado aos acertos internos do PSDB.
"Campanha ganha quem acerta mais e perde quem erra mais. Tivemos uma conjuntura local de boas alianças, de bons candidatos a vereador, tanto que elegi a maior chapa. É natural que o PSDB representa hoje o oposto do PT. Sempre representou. Porque nós somos diferentes do PT", afirmou.
Aos 41 anos, Morando é natural de São Bernardo do Campo e atualmente cumpre seu terceiro mandato como deputado estadual. É empresário do ramo varejista e atual vice-presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados). Formado em direito, foi eleito vereador em 2000 e deputado estadual pela primeira vez em 2002. As abstenções chegaram a 148.513 (24,28%) e os votos nulos alcançaram 82.020 (17,70%). Os votos em brancos chegaram a 24.766 (5,35%). Confira o resultado completo: Orlando Morando (PSDB) -59,94% Alex Manente (PPS) - 40,06% Brancos: 24.766 (5,35%) Nulos: 82.020 (17,70%) Abstenções: 148.513 (24,28%)
Fonte: G1.
Comentarios